quinta-feira, dezembro 31, 2009

2009.

Posted in by Eudes Raony. |
O ano mais intenso da minha vida. Quando olho tudo o que passou, penso: como deu tempo de acontecer isso tudo?

Esta postagem será a mais longa. E vou logo dizendo que vocês, leitores, não são o principal foco. Sou eu mesmo. Eu quero sentir em cada tecla tudo o que passou voando!

Vimos, eu e minha família, o ano de 2008 ir embora na Igreja, de joelhos, pedindo que Deus nos abençoasse no ano que viria (Ele também não precisava exagerar). As expectativas eram inúmeras. Era o ano em que eu deixaria de ser estudante. Passaria a ser diplomadamente um arquiteto.

E 2009 começa. Lindamente. Mirela e eu comemoramos em Janeiro o nosso primeiro mês de namoro, comemoração esta que se repitiria durante todo o ano. Quando olho para trás, o que penso é: Meu Deus! Como minha namorada é linda e eu a amo! Foi de longe o maior presente de Deus neste ano, e a única coisa que eu sei em 2010 é que eu a quero muito e muito. Para sempre. Uma das milhares de coisas que precisamos fazer em 2010 é tirar mais fotos. E viajar. E ficar juntos o dia inteiro. O ano inteiro. E não vai ter mais EREA pra nos atrapalhar!

Se possível, eu ficaria em todo esse post falando em como foi lindo estar com Mirela durante todos esses anos... (revendo nossas fotos)

Tá, mas vamos continuar, senão não acaba nunca.

Veio então o EREA Aracaju: provavelmente o momento em que mais senti o prazer da realização. Em uma campanha estrategicamente trabalhada, lançamos a cidade de Areia para concorrer como sede do próximo EREA. Vencemos Natal e Salvador, numa inesperada e emocionante eleição. O EREA me acompanharia durante todo o ano de 2009...



TFG. Agonia. Loucura. Cansaço. Enfim, concluo meu último compromisso acadêmico na UFPB. O primeiro dez acabou sendo o último... melhor assim! A comemoração? Quem estava lá, viu. Um momento de libertação, onde fiz, ao redor da praça de tantos berequetês, uma bela volta olímpica. De cueca. Como não posso mostrar o vídeo em público, não deixem de conferir novamente meu Discurso de Formatura, que foi proferido para todo o Centro de Tecnologia, e que também foi um momento de pura emoção e orgulho.

E o que surgiu na mesma época da minha formatura? Sim, este mesmo blog! Outra grande vontade realizada. Fiquei muito satisfeito de vos escrever ao longo desse ano, mostrando tudo que acontecia em minha vida e expondo um pouquinho das coisas que sei e gosto de fazer. Foram mais de 5 mil visitas! Eu realmente não esperava. O mais legal foi ver o crescimento do blog ao longo dos meses. Muito obrigado mesmo! Gostei tanto disso aqui que eu comprei o domínio www.raony.com.br. Após o EREA, será um site/blog bem legal. Aguardem!

Voltando à retrospectiva...

Peguei meu primeiro trabalho como profissional, o Cadastro de Areia! Foram quatro meses de trabalho intenso e integral, para levantar todos os perfis do Centro Histórico de Areia. Foi um trabalho de cão, que não valeu o recebido, mas que me fez apaixonar ainda mais pela cidade. Conheci areia de cabo a rabo!


Outro presente de Deus, que também me acompanha até hoje e que, se for da vontade Dele, me acompanhará ainda mais em 2010: A JUBALIT, Juventude Batista do Litoral Paraibano.

Nunca imaginei que existisse um agrupamento de pessoas compromissadas com a obra e que pensassem e tivessem a visão de cristianismo que tenho. Jovens que anseiam por pregar o evangelho de forma criativa, impactante, quebrando todas as barreiras impostas pelo tradicionalismo herdado nas igrejas.

Conheci, juntamente com a Jubalit, o seu projeto de maior amplitude, o Desafio Radical. Me apaixonei. E foram logo dois! Em Cruz do Espírito Santo e em Mogeiro.


Para um corinthiano como eu, esse também foi um MEGA ano. Quatro títulos disputados e três taças de campeão (Taça São Paulo, Paulistão e Copa do Brasil), no ano em que o time estava apenas "retornando" à primeira divisão do brasileiro. Meta para 2010: Comprar a camisa de Marcelinho Carioca!


Em Junho, Mateus Massa me apresenta as Fotos da Semana, de uma coluna da Globo sobre fotografia, a qual passei a acompanhar sempre. Outra realização foi ter uma foto minha eleita logo na primeira tentativa!

Em Junho, meu blog teve mil acessos! Lembro que fiquei bastante feliz... e nem imaginava o quanto ele ia crescer, quase triplicando a frequência de visitas...

Outro fato marcante, foi minha participação no levantamento da antiga linha férrea que cortava a Paraíba de cabo a rabo. Uma experiência fantástica, nos Trilhos do Sertão, e que provavelmente nenhum de vocês terá a oportunidade de repetir.


E então veio o ENEA BH. Se quem dormiu, perdeu... quem foi, viu como é linda aquela cidade e, principalmente, como sua comida é boa! Outra realização foi ter conhecido mais uma das Mecas-dos-Aquitetos no Brasil: Ouro Preto! Mas o que ganhou mesmo não estava em nenhuma dessas cidades. Acho difícil no Brasil existir um espaço idealizado pelo homem tão lindo quanto o INHOTIM. Como não bastasse, ainda grafitei com um dos meus "ídolos", Renato Pontello, e ainda assisti dois jogos no mineirão!



Chego em casa e tenho um baque. O momento mais triste do ano. Meu gato, que eu amava, morre. Não vou mais falar nada.

Os meses e meses foram passando e eu tendo que me dividir em vários para abraçar todas as minhas responsabilidades... lembro que no meio do ano me vi sem conseguir dar a devida atenção às áreas da minha vida que eu mais amava! Mas vamos lá...

Foram aparecendo trabalhos extra, como pequenos projetos, maquetes e artes gráficas, que me faziam mais perder tempo do que ganhar dinheiro... tanto que me vi na obrigação de sair do estágio. Foram quase três anos junto à Comissão do Centro Histórico, órgão que marcou minha vida profissional.

Mirela foi aos Estados Unidos (¬¬) e trouxe minha câmera nova! Já foram vários cliques com ela, mas ainda preciso treinar muito e muito para conseguir dominá-la. Outra realização!

Enquanto o ano se passava, o EREA AREIA se aproximava e meu bolso apertava por falta de tempo, tive que enveredar por outras áreas, para conseguir me sustentar em 2009. A solução: Camisas!

Biologia, Redes, Civil, Educação Física, IEB, EREAS e ENEAS... depois de tantas camisas, vi que podia levar jeito para a coisa. Comecei a traçar planos de montar uma loja no futuro.

Eis que a oportunidade surge. Em Novembro, me junto à Allana, minha prima nerd, para montarmos a Pano Pra Manga, loja virtual de camisetas para os que gostam de filmes, animes, rpg e derivados.


As inscrições para o EREA AREIA, abrem. Um trabalho de mais de ano sendo por fim palpável. As expectativas são grandes e a vontade de fazer um encontro fantástico, maior que o medo. Agora é só esperar 2010 chegar.


No início de dezembro, a última novidade: Calanguinho se une a nossa família. Aliás, dormi hoje a tarde toda com ele preso no meu quarto, coitado. Acordei com ele miando alto...

Pois é. Esse foi um belo ano. Belo e intenso. Não vou dizer o que espero de 2010, pois as expectativas são grandes e maiores ainda são as páginas em branco que terei que escrever. A única coisa que peço é: Seja feita a vontade de Deus.

Sem ele, nada seria e nada disso teria acontecido. Nada teria razão. Deus esse ano foi incrível. Foi um ano de forte chamado. Obrigado pelo sangue, Jesus.

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Provérbios 16.1)

Que venham outros 2009!

1 comentários2009.


  1. Sofia says:

    Feliz 2010, amigooo! ;*

    8:15 PM