quinta-feira, julho 02, 2009

Nos trilhos do sertão.

Posted in by Eudes Raony. |

















Olá, minha gente!

Após uma semana em viagem e vários dias doente, se recuperando da mesma, me sinto realmente de volta!

Eu pretendia fazer uma completa descrição detalhda sobre minha viagem, pois além de ser inédita, foi muito interessante... mas como passaram-se muitos dias, perdeu o sentido.

Hoje não posso mais dizer que não conheço o sertão da Paraíba. Domingo passado, viajei junto com a equipe da OPHICINA, uma Empresa que está fazendo um trabalho para o IPHAN de levantamento das antigas redes ferroviárias do Rio Grande do Norte e Paraíba. Passamos a semana inteira cruzando a Paraíba nos trilhos do trem, desde Santa Helena (pontinha do estado) até Itabaiana, nossa parada final.


A viagem era feita no auto de linha, um simpático carrinho de manutenção dos trilhos.









O trabalho constava em fazer o levantamento das estações que ainda existiam (óbvio), e das superestruturas (pontes, bueiros, pontilhões e etc). Nada muito complicado.





























O trabalho era sim, muito exaustivo. Eram MUITAS pontes, MUITOS bueiros e MUITOS pontilhões... que levantávamos de manhã cedo até o sol se por. A medida em que andavamos com o auto, íamos parando, medindo e fotografando. Um sobe e desce interminável. O legal era a aventura. Quase sempre tinhamos que andar se equilibrando por cima dos trilhos, muitas vezes em boas alturas, algumas até propícias para bungee jump.






























A equipe era formada por Mim e Ana Luisa (arquitetos), Jorge (geógrafo), Karina (Turismóloga) e seu Severino (maquinista), ou Bil do Detergente, ou Véi Maxixe... como queiram chamar. Sempre acompanhavam, de acordo com o trajeto, um mestre de linha diferente. Como foram muitos, não lembro seus nomes.






























Nhem, nhem, nhens a parte, foi uma viagem muito boa de se fazer. O sertão nesta época é lindo! Tudo verde, tudo florido, vários açudes e riachos repletos de água, várias paisagens interessantíssimas. Pena que nos momentos em que parávamos, tinhamos que fazer tudo rápido e voltar para o auto, pois a quantidade de trabalho era imensa. Não deu para tirar muitas fotos... e as que saíram não tinham nada demais. Apesar de que, com essa minha câmera que só está me fazendo raiva... foi até melhor assim. Abaixo, algumas para vocês sentirem mais ou menos com o que convivemos durante esta semana (fotos minhas e de Jorge... algumas usando a câmera dele):






































3 Comments


  1. cacau says:

    Que massa!! Legal a viagem....
    Gostei das fotos e principlamnte as finais, dos animalzinhos (aquilo e uma coruja eh? Muito BOm mesmo!!!
    Abraços

    9:01 PM

  2. [Dan] says:

    rapaz, mas ficaram boas as fotos. viajar é bom. eu vou pra Arara próximo final de semana, mas tou sem câmera fotográfica. :(

    12:53 AM

  3. guilherme says:

    fala brother, primeiro parabens pelo trabalho, pelas fotos e por toda essa vivencia ducarai que eu acredito que vc deve ter vivido!! essa linha de trem funciona normalmente ainda?? existe trem de passageiro cruzando esse sertao ??
    grAnde abraço!

    4:42 PM