sábado, abril 11, 2009

Enfim, o começo.

Posted in by Eudes Raony. |

Olá vocês. Sou Raony. Um arquiteto. O que é ser realmente um arquiteto? Anda não descobri. Creio que todos eles morrem tentando saber. Isso talvez explica o fato de que, tal qual enterro de anão, dificilmente se conhece um arquiteto aposentado. Eu, ingresso neste mundo desde terça-feira, apenas inicio minha longa jornada em busca da resposta.

Finalmente um blog. Nossa! Como eu tinha vontade de criar um! Minha conta está registrada há anos, na esperança de um dia pegar gosto e começar a por em prática este desejo. Aí está. Novinho em Folha. O que eu pretendo mostrar ou escrever ainda não sei. Sei apenas que pretendo não parar. Seja com desenhos, rabiscos, artes gráficas, projetos, poesias, pensamentos ou qualquer coisa que seja, estes trarão um pouco do que gosto de fazer ou, talvez, um pouco do que outros já fizeram. Espero que gostem.

Para que esta não seja apenas texto de apresentação, publico aqui as minhas últimas palavras como universitário, no discurso de Formatura do Centro de Tecnologia. É isso. Puxem uma cadeira.


DISCURSO DE FORMATURA:


Diretor de Centro, membros da mesa, coordenadores de curso, professores e funcionários, formandos, convidados, família e amigos, câmeras e filmadoras.

Hoje é um dia engraçado.

É engraçado como os anos custam a passar na Universidade.

Engraçado... assim que terminamos, parece que foi ontem.

Engraçado como entramos semelhantes a crianças inocentes e despreparadas para enfrentar este universo de possibilidades que é a universidade.

Engraçado é o grau de evolução ao saírmos: como crianças inocentes e despreparadas para enfrentar este universo de possibilidades que é a vida profissional.

Engraçado que, após cinco, seis, oito ou dez anos de curso, enfrentando noites sem dormir, trabalhos intermináveis, provas impossíveis, professores indecifráveis, choques de horário, assuntos ultrapassados, parcerias de grupo estressantes, discussões entre amigos, conflitos amorosos, falta de dinheiro, falta de transporte, calor, frio, sede e fome... nos encontramos nesta colação com a sensação de dever cumprido.

O engraçado é que não cumprimos dever algum! Entramos porque quisemos e saimos porque quisemos. A partir do momento em que o canudo estiver em nossas mãos, agora sim, uma legião de deveres serão impregnados a nós.

Penso que o diplona não é meu, mas sim de toda a sociedade contribuinte. Posso imagina-la aguardando anciosa que realizemos algo de proveitoso e façamos jus ao título de Nível Superior concedido.

Engraçado quantas centenas de milhares de pessoas a cada ano que passa saem da universidade carregando, como nós, esta nobre responsabilidade do conhecimento.

Engraçado como o mundo só piora. O que lhes foram ensinados? Engenharia da destruição do Meio Ambiente? Arquitetura do consumismo e da segregação? Mecânica da poluição e degradação?

Agora... sabe o que é mais engraçado nisso tudo? Vejo entre nós, formandos, um panorama completamente diferente. Absorvo no olhar de cada um a vontade de transformar a realidade em que vivemos e não se conformar apenas com um bom salário. Sinto que em todos os corações, está ardendo um desejo imenso de sair logo por aquela porta e começar urgentemente a por em prática os aprendizados obtidos para tornar esta vida menos injusta.

Não sei se estou apenas vendo o que quero ver. Não sei se é apenas uma doce e inocente ilusão. Prefiro acreditar que seja fé. Esta fé que me trouxe até aqui e me fez conquistar tudo que estava ao meu alcance até hoje. Esta fé que me faz olhar para todos vocês, formandos, sorrir com sinceridade e dizer com tranquilidade:

Hoje é um dia engraçado.

Eudes Raony.

16 Comments


  1. Larissa Scarano

    Raony, adorei o discurso!! Parabéns! E muito sucesso na sua carreira que está começando... Sucesso também no blog! :)

    4:58 PM

  2. Poliana

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhh!!!! Que massa...desculpe não ter mais que isso pra dizer, mas vc disse tudo. Me senti como no dia da minha formatura quando li seu discurso. Agora quero ver um daqui a dois anos quando vc estiver na minha situação hj. Parabéns! Estou muito feliz por você e pelo mundo que vai ganhar mais um grande profissional. Beijos!

    5:33 PM

  3. Sofia says:

    Adorei o layout do blog, ficou massa. Espero que tu continue postando, um blog com seu próprio nome é uma conquista para poucos. E que honra discursar na sua própria colação de grau. Se garantiu muito. :*

    6:29 PM

  4. Mirela

    Também adorei o layout! Só tá bom de botar uma foto mais recente no perfil né?! x)
    Tá de parabéns demais, pelo discurso e pelo blog. Não pare de postar!

    ;****

    9:05 PM

  5. Mila says:

    Adorei o discurso, pena que no dia nao pude ir.
    ;*

    10:48 PM

  6. Luana says:

    Foi o discurso mais cativante que já li!!!! Poético, inteligente e instigante!!! Muito bom!!!

    10:28 AM

  7. RaissaMonteiro says:

    de arrepiar, realmente! :D Botou pra fora tudo que eu acredito tb!

    3:45 PM

  8. Anônimo

    Engraçado como tu falou, e disse...!! É o poder...kkkkkk....fechou!!!

    Adri DL

    8:10 PM

  9. poiko says:

    Grande Raoni!
    Meu amigo, você botou pra torar! Flambou o pilar! Lindo discurso, fiquei emocionado! Desejo-lhe muita sorte e sabedoria nessa nova estrada. Um grande abraço.
    Yuri Duarte Lopes

    8:53 PM

  10. Juh... says:

    fechou o Ct depois dessa....

    =)
    mto bom!

    8:50 PM

  11. Dan... says:

    muito bom seu discurso! parabéns! e parabéns pelo blog tb...

    11:58 AM

  12. Anônimo

    necessario verificar:)

    8:38 AM

  13. Anônimo

    Como estás?, li um pouco esta página e refecti tanto,acho que tás a trabalhar bem!
    Vai em frente com o bom trabalho!
    abraço

    6:15 PM

  14. Anônimo

    Ola queres ganhar dinheiro online?, visita http://www.ganhardinheiroonlinefacil.blogspot.com/ com vários métodos para ganhar dinheiro online sem ter de por nada.........

    10:16 PM

  15. Anônimo

    mto loco seu discurso cara PARABÉNS

    4:06 PM

  16. Anônimo

    nossa realmente engraçado...e o mais engraçado e que fui escolhida oradora da minha turma e estou aqui na internet cassando um discurso alheio para falar para minha turma....mas isto nao e muito engraçado e falta de responsabilidade,reconheço.bjos parabens............

    6:29 PM